GÁS ENCANADO: FUJA DO PREJUÍZO
O ALERTA É DA FOLHA DA TARDE MATÉRIA DO REPÓRTER SAULO LUZ
DA AGENCIA O ESTADO DE SÃO PAULO DEPOIS DE MUITAS PESQUISAS E DE OUVIR CONSUMIDORES INSATISFEITOS
AS FACILIDADES E OS CONFORTOS DO GÁS ENCANADO ESTÃO ATRAINDO CADA VEZ MAIS OS CONSUMIDORES, AO MESMO TEMPO EM QUE AUMENTAM AS RECLAMAÇÕES CONTRA O SERVIÇO PRESTADO PELAS EMPRESAS. EM ABRIL, A AGÊNCIA REGULADORA DE SANEAMENTO E ENERGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (ARSESP) REGISTROU 582 RECLAMAÇÕES CONTRA O SERVIÇO (529 DA COMGÁS) – A MAIORIA CONTRA PROBLEMAS DE FATURAMENTO, VARIAÇÃO DE CONSUMO E PRAZOS. JÁ O PROCON REGISTROU 49 QUEIXAS CONTRA O SERVIÇO DA COMGÁS EM 2009, 63% A MAIS QUE EM 2008 (30 RECLAMAÇÕES).
AS POSSÍVEIS CAUSAS PARA UM ESTRANHO AUMENTO NA CONTA PODEM ESTAR RELACIONADAS À EXISTÊNCIA DE UM VAZAMENTO, IRREGULARIDADE NOS EQUIPAMENTOS E NO FUNCIONAMENTO DO MEDIDOR.
“SE FICAR COMPROVADO QUE O VALOR DESPROPORCIONAL NA CONTA DE GÁS ENCANADO É POR ALGUM ERRO NO MEDIDOR, É OBRIGAÇÃO DA EMPRESA TROCAR O APARELHO E RESTITUIR O CONSUMIDOR, CASO JÁ TENHA PAGO ESSA CONTA” DIZ MAÍRA FELTRIN, ADVOGADA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (IDEC).
MAS COMO O CONSUMIDOR PODE PERCEBER QUE O RELÓGIO ESTÁ COM PROBLEMAS? VISOR EMBAÇADO E LACRE ROMPIDO SÃO SINAIS QUE INDICAM ALGUMA ANOMALIA.
SE ISSO ACONTECER, E VOCÊ TIVER MUITA PACIÊNCIA, ACIONE A EMPRESA (NA CAPITAL, A COMGÁS ATENDE NO NÚMERO 08000 110 197).
PODEM OCORRER TAMBÉM PROBLEMAS NA HORA DE O TÉCNICO DA CONCESSIONÁRIA REALIZAR A LEITURA.
FOI O QUE ACONTECEU COM A RELAÇÕES PÚBLICAS GRACIELA BINAGHI, DE 57 ANOS, QUE TEM TIDO CONSTANTES PROBLEMAS COM AS LEITURAS DE CONSUMO E CONTAS DA COMGÁS.
ARGUMENTA A CONSUMIDORA INSATISFEITA
“NOS ÚLTIMOS OITO MESES, A EMPRESA NÃO REALIZOU AS LEITURAS DO MEU CONSUMO DIZENDO QUE NÃO TEVE ACESSO AO RELÓGIO; DELIBERADAMENTE ESTABELECEU UM VALOR DE CONSUMO ESTIPULADO E PASSOU A COBRAR ESTE VALOR.”
A COMGÁS SE DEFENDE DIZENDO QUE ADOTA O PROCEDIMENTO DEFINIDO PELA ARSESP – COBRAR A MÉDIA DE CONSUMO DO CLIENTE NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES.
MAS AI É QUE MORA O PERIGO VOCÊ PAGA POR ALGO QUE NÃO RECEBEU OU MELHOR QUE NÃO CONSUMIU , SERÁ QUE ISSO É JUSTO ???
MAS GRACIELA DIZ QUE O VALOR ESTIPULADO É BEM SUPERIOR À SUA MÉDIA DE CONSUMO.
NOVAMENTE ARGUMENTA A CONSUMIDORA INSATISFEITA
“ESTÃO ME COBRANDO 43 METROS CÚBICOS DE GÁS A MAIS. QUAL O CRITÉRIO PARA DEFINIR A DATA DE VISITAS DO TÉCNICO PARA MEDIÇÃO DO CONSUMO DE GÁS?”
A COMGÁS INFORMA QUE NÃO REALIZA AGENDAMENTO DA LEITURA DO MEDIDOR, QUE É REALIZADA EM DIAS ÚTEIS ENTRE 8H E 17H.
A ARSESP INFORMA QUE A LEGISLAÇÃO PREVÊ QUE O USUÁRIO PODE EXIGIR, A QUALQUER TEMPO, A VERIFICAÇÃO DE LEITURA E DE CONSUMO E QUE AS CONCESSIONÁRIAS TÊM PRAZO DE OITO DIAS ÚTEIS PARA ATENDER À SOLICITAÇÃO.
SOBRE O CASO DE GRACIELA, A COMGÁS INFORMA QUE REALMENTE A CLIENTE TEM DIREITO À DEVOLUÇÃO DO VALOR DE R$ 220,93, QUE SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DE CRÉDITO NAS PRÓXIMAS CONTAS DE GÁS
SERÁ QUE VOCÊ ESTA SATISFEITO COM O QUE VOCÊ PAGA NA SUA CONATA DE GÁS ENCANADO , NÃO ACEITE ESSA LESÃO AO SEU BOLSO ISSO É INJUSTO COM VOCÊ E TODOS OS CONSUMIDORES
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